segunda-feira, 18 de outubro de 2021
Início Coronavírus Covid-19 Sesapi confirma 22ª morte por Covid-19 no Piauí

Covid-19 Sesapi confirma 22ª morte por Covid-19 no Piauí

A vigésima segunda morte por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, foi confirmada no Piauí. Uma idosa de 83 anos, natural da cidade de Canto do Buriti, com histórico de problemas cardíacos e hipertensão, morreu em Floriano, Hospital Regional Tibério Nunes, na manhã dessa segunda-feira, 27 de abril. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde do município e pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI).

Com isso, o Piauí possui agora 50 municípios, com Canto do Buriti, que passam a ter casos confirmados do novo coronavírus. O novo boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), na tarde desta terça-feira (28/04), informou que o estado têm 420 casos confirmados da Covid-19, com 4249 descartados. Foram registrados os primeiros casos da doença nos municípios de Barras, Corrente, Fartura do Piauí, Monsenhor Gil, Pio IX e Uruçuí.

Dos casos positivos, são 40 mulheres e  20 homens, com idades que variam de 12 anos  a 92 anos.

Correção de dados divulgados

O boletim epidemiológico da Sesapi, divulgado para a imprensa na noite desta segunda-feira (27), contava que o estado havia registrado 60 novos casos da Covid-19, saltando de 364 para 424 casos. No entanto, nas redes sociais, o número foi corrigido, sendo divulgado como 408 (imagem acima).

O número também foi corrigido no Painel epidemiológico Covid-19-Piauí da Secretaria, plataforma com as principais informações relacionadas à doença no estado.  Em nota, a secretaria informou que ainda na noite de segunda-feira, a equipe do CIEVS entrou em contato com a secretaria municipal de saúde informando sobre o erro no sistema, sendo solicitado, na ocasião, um prazo para que o boletim fosse fornecido de forma correta. Agora, após o diagnóstico concluído, a Sesapi está emitindo um novo boletim com os dados analisados.

O próprio ministro da Saúde, Nelson Teich, em rede nacional, comunicou que já havia acontecido esse problema no sistema durante toda a segunda.

Veja a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através do CIEV´S (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) vem a público esclarecer sobre as informações do boletim epidemiológico Covid-19 do dia 27/04. Na segunda, dia 27 de abril, houve um problema nacional com o sistema onde são colocados os dados de resultados de exames. O sistema nacional GAL (Gerenciador de Ambiente Laboratorial) apresentou duplicidade de dados nos casos registrados no município de São Raimundo Nonato, especificamente. 

Ainda na noite de segunda-feira, a equipe do CIEVS entrou em contato com a secretaria municipal de saúde informando sobre o erro no sistema, sendo solicitado, na ocasião, um prazo para que o boletim fosse fornecido de forma correta. Agora, após o diagnóstico concluído, a Sesapi está emitindo um novo boletim com os dados analisados. 

Na noite de ontem o próprio ministro da Saúde, Nelson Teich, em rede nacional, comunicou que já havia acontecido esse problema no sistema durante toda a segunda-feira, dia 27/04.  

Em relação ao município de Monsenhor Gil, é importante ressaltar que a Sesapi e o Ciev´s, apenas coletam dados que são repassados enquanto Centro de Informação. Esses dados são digitados pela fonte notificadora. Quando um exame é notificado por uma unidade de saúde ou por um laboratório, esses dados são de inteira responsabilidade dessas fontes notificadoras. 

Caso aconteça um erro nessa notificação, isso poderá ir para o banco de dados, podendo, na hora da coleta, o Ciev´s repassar essa informação. A Sesapi usa de muita cautela e cuidado para avaliar esses dados para que não aconteçam erros, trabalhando com transparência e responsabilidade, sempre tentando levar a informação correta para todos os piauienses. Neste sentido, o cuidado se redobra para evitar inconsistências nos dados apresentados.

Fonte: Meio Norte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Jovem é executada a tiros no quintal de casa em Parnaíba, Litoral do Piauí

Uma jovem identificada apenas como Débora, foi morta a tiros nesta sexta-feira (15/10) no quintal de uma residência localizada no cruzamento das Ruas Tabajara...

Mostra PIAUÍ-RIO promove o Estado do Paiuí para os cariocas

RIO DE JANEIRO – A partir desta quinta-feira (14), o Sebrae no Piauí convida cariocas, fluminenses e visitantes do Rio de Janeiro a conhecerem as...

Superman dos anos 90, Dean Cain critica herói bissexual em nova edição

Dean Cain, que interpretou o super-herói na série de televisão dos anos 1990 “Lois & Clark: As novas aventuras do Superman”, disse à Fox, na...

Trabalhadores nascidos em agosto podem retirar hoje o auxílio emergencial

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em agosto podem sacar,a partir de hoje (14), a sexta parcela do auxílio...

Recent Comments