segunda-feira, 18 de outubro de 2021
Início Causa Animal União em prol da causa animal gera resultados em Teresina, mas em...

União em prol da causa animal gera resultados em Teresina, mas em Parnaíba situação é caótica

“Secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, chancelou a liberação de uma verba superior a R$ 1,2 milhão para a execução da obra de construção do Hospital Veterinário Municipal de Teresina.”

Cuidar dos animais de rua é questão de saúde pública. Portanto, dever e responsabilidade, por Lei, do poder executivo municipal. De acordo com último senso realizado pela Centro de Controle de Zoonoses, ainda em 2013, o município e Parnaíba possui cerca de 5 mil animais abandonados em situação de rua.

ausência de um senso sobre estes animais é um grave problema de Parnaíba, pois impede que tenhamos uma noção precisa do problema dos animais abandonados.

A cidade precisa de uma Clínica Veterinária Municipal para animais domésticos e de rua

Parnaíba carece de políticas públicas efetivas para os cuidados com os animais (Controle de Zoonoses). Apesar de há anos, centenas de relatos sobre animais feridos e doentes nas ruas de Parnaíba serem compartilhados por populares, cuidadoras voluntárias e algumas ONG’S, a cidade carece de uma Clínica Veterinária Municipal, para que as ONG’S, cuidadoras, Vigilância Sanitária e demais órgãos responsáveis pelo atendimento aos animais domésticos e de rua, possam ser atendidos e que os cuidados necessários sejam tomados.

A importância de uma Clínica Veterinária Pública em Parnaíba

Parnaíba necessita, urgentemente, de uma Clínica Veterinária Gratuita que atenda aos animais que ficam à mercê de clínicas veterinárias particulares que cobram valores elevados para consultas, cirurgias, internações e os mais variados tipos de intervenções médico-veterinárias.
Por conta disso, muitos animais são abandonados a própria sorte e acabam morrendo por falta de condições mínimas de atendimento médico. Tem sido muito comum em Parnaíba, animais serem atropelados e continuarem em via pública até que venham a óbito, bem como serem abandonados e permanecerem nas ruas até que sejam socorridos pela população, que acabam comprometendo o sustento próprio para prestar tal assistência.

Ocorre que, mesmo com o socorro de particulares, esse número de animais vem aumentando consideravelmente todos os dias, e a população, bem como os protetores independentes não estão dando conta da demanda. Além do que, é importante ressaltar que não há na nossa cidade um Órgão Público responsável pelo recolhimento ou tratamento desses animais. Trata-se de uma questão de interesse público e de responsabilidade do governo municipal, que deve primar pelos direitos dos animais em situações de completo abandono.

Thanandra Sarapatinhas anuncia licitação para primeiro Hospital Público Veterinário em Teresina

A vereadora Thanandra Sarapatinhas anunciou nesta terça-feira (12/10) que em até 90 dias está previsto o início das obras para a construção do primeiro Hospital Público Veterinário em Teresina. A parlamentar esteve reunida com o secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles (PT), que chancelou a liberação de uma verba superior a R$ 1,2 milhão para a execução do projeto apresentado, que entrará nas próximas semanas em fase de licitação.

Thanandra, também havia conseguido junto ao prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), um terreno para funcionamento do Hospital e que será cedido pela Prefeitura de Teresina na Avenida Mestre Dezinho, bairro Hugo Prado, na zona Sul de Teresina.

Sarapatinhas finalizou a reunião com Rafael Fonteles emocionada e classificou a data como um dia histórico para a capital. Segundo ela, muitos animais que antes estavam desassistidos de cuidados adequados, poderão ter acesso a tratamentos de qualidade.

Secretário estadual de fazenda, Rafael Fonteles ao lado da vereadora Thanandra Sarapatinhas. (Foto: Reprodução)

“Entrei para a política com esse objetivo em mente e agora ver que estamos a poucos passos de concretiza-lo é muito emocionante. Conseguimos os recursos e agora temos que aguardar o processo de licitação para iniciarmos as obras. Quero agradecer ao secretário Rafael Fonteles e ao prefeito Dr. Pessoa por abraçarem essa bandeira junto comigo”, declarou.

HOSPITAL VETERINÁRIO PÚBBLICO EM TERESINA

O projeto do Hospital Público Veterinário apresentado pela vereadora prevê o atendimento gratuito para os animais de rua e de tutores que estão, comprovadamente, em situação de vulnerabilidade social. Os demais populares também poderão ter acesso ao serviço e para isso pagarão apenas uma taxa simbólica.

(Foto: Reprodução)

Estarão disponíveis no local serviços como consultas, vacinas, exames, internação, cirurgias, tratamento intensivo, identificação por microchip e castração. Na instalação, a protetora também quer que funcione uma Farmácia Popular Veterinária para a distribuição de medicamentos com baixo custo aos pacientes atendidos.

O Parnaibano: “Após explanação de todos os fatos citados e dos resultados obtidos em Teresina, fica claro a importância de um representante comprometido com a causa animal dentro do poder legislativo municipal. Parnaíba anda em passos lentos em busca de uma solução para este problema. Não há qualquer perspectiva por parte da Gestão Municipal de agir em prol dos animais que hoje se encontram nas ruas. Que os resultados conquistados na Capital Piauiense sirva de exemplo para que todos da causa animal e que amam os animais se unam em busca de um único proposito.” Clinger Sobral

Com informações da assessoria e do Portal Oito Meia

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Jovem é executada a tiros no quintal de casa em Parnaíba, Litoral do Piauí

Uma jovem identificada apenas como Débora, foi morta a tiros nesta sexta-feira (15/10) no quintal de uma residência localizada no cruzamento das Ruas Tabajara...

Mostra PIAUÍ-RIO promove o Estado do Paiuí para os cariocas

RIO DE JANEIRO – A partir desta quinta-feira (14), o Sebrae no Piauí convida cariocas, fluminenses e visitantes do Rio de Janeiro a conhecerem as...

Superman dos anos 90, Dean Cain critica herói bissexual em nova edição

Dean Cain, que interpretou o super-herói na série de televisão dos anos 1990 “Lois & Clark: As novas aventuras do Superman”, disse à Fox, na...

Trabalhadores nascidos em agosto podem retirar hoje o auxílio emergencial

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em agosto podem sacar,a partir de hoje (14), a sexta parcela do auxílio...

Recent Comments