segunda-feira, 18 de outubro de 2021
Início Destaques Mostra PIAUÍ-RIO promove o Estado do Paiuí para os cariocas

Mostra PIAUÍ-RIO promove o Estado do Paiuí para os cariocas

RIO DE JANEIRO – A partir desta quinta-feira (14), o Sebrae no Piauí convida cariocas, fluminenses e visitantes do Rio de Janeiro a conhecerem as belezas naturais e culturais do Piauí. Durante cinco dias, uma ampla programação do estado nordestino ocupará um dos principais cartões postais do Rio, o Morro da Urca, acessado pelo Bondinho Pão de Açúcar.

Veja abaixo a galeria de fotos

O Projeto Piauí Rio, inaugurado na manhã de hoje, com a presença do governador do Piauí, Wellington Dias, da secretária de Estado de Turismo, Carina Câmara, do diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, e convidados, envolve, além da Mostra “Piaí, Piaqui, Piauí” no Morro da Urca, Exposição de Artesanato de artesãos piauienses no CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro e Encontro de Negócios de Turismo, organizado pelo Sebrae e parceiros, no mesmo espaço.

Uma moderna instalação no Morro da Urca, divulga o destino turístico nordestino, famoso pelos seus parques nacionais, sítios arqueológicos, praias e Delta do Parnaíba, além de captar visitantes por meio de uma completa experiência sensorial pela natureza, cultura, gastronomia e artesanato.

“Por meio do Piauí Rio, queremos mostrar o que o Piauí tem de melhor e fortalecer a imagem positiva do Estado para incrementar o turismo”, explicou o superintendente Mário Lacerda, acrescentando, a importância dos negócios que poderão ser fechados no encontro de logo mais, à tarde, no CRAB, por cerca de 160 agentes e operadores inscritos do Rio de Janeiro e municípios fluminenses. A ideia, segundo ele, é que o Estado do Piauí como um todo seja mais conhecido, visitado e essa retomada da cadeia ligada ao Turismo possa contribui para o avanço das diversas cadeias produtivas.

A Mostra Piauí Rio faz com que os visitantes do Pão de Açúcar percebam que o Piauí está logo ali, ao alcance de todos. Para a secretária Carina Câmara, a parceria com o Bondinho Pão de Açúcar foi uma grata e inesperada surpresa. “Em julho não tínhamos nada programado, mas a partir da interação com Flávia Bertin, gerente de Negócios e Parcerias do Bondinho, encantada com as belezas da Rota das Emoções, nos propôs a parceria. Em agosto viemos ao Rio junto com o superintendente Mário Lacerda e, em seguida, transformamos o Morro da Urca em um pedacinho do Piauí”, lembrou.

Para o governador Wellington Dias, o Rio de Janeiro passa agora a descobrir a maior riqueza do Piauí, “o povo piauiense, sua cultura e sua arte, além das belezas naturais e a pré-história mais completa do Brasil preservada e documentada”. Com este evento, mais a Exposição de Artesanato no CRAB e o Encontro de Negócios do Turismo “cada vez mais pessoas irão ajudar a conhecer o Estado do Piauí”, completou.

O público visitante terá oportunidade de ver uma exposição com cinco telas de projeção e acompanhar uma narrativa imersiva pelas seguintes óticas: Máquina do Tempo (Arqueologia); No Rastro da História (Cidades); Do Rio ao Mar (Natureza); e Erudito e Popular (Arte e Cultura). Para quem curte aventuras, as mais belas paisagens do estado do Piauí podem ser conferidas do alto de uma asa delta ou em cima de uma prancha! Tudo isso através de modernos simuladores de voo e kitesurf, com óculos 3D, pelos ares e mares do Piauí.

Diariamente, um palco montado no Espaço Baía de Guanabara receberá duas apresentações culturais com artistas locais, sempre às 10h30 e 17h00. Na área externa, duas esculturas revelam as paisagens piauienses aos melhores cenários cariocas: a Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara, contrasta com o Morro da Urca. Já a Imagem da Praia do Coqueiro se sobrepõe à Baía da Guanabara.

O artesanato, a moda e o agronegócio também estão na mostra. O espaço do expositor reúne cerca de 20 empresas múltiplas peças em cerâmica, rendas, arte santeira, cestaria e trançados em carnaúba, joalheria com opalas de Pedro II (únicas no Brasil), castanha, cajuína, cajuaça, mel, entre muitos outros símbolos da cultura regional.

SEGURANÇA

Para visitar a Mostra Piauí Rio o público deve seguir as seguintes recomendações: usar máscaras o tempo todo, higienize as mãos com álcool em gel  constantemente e respeite o distanciamento social.

GALERIA DE FOTOS:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Jovem é executada a tiros no quintal de casa em Parnaíba, Litoral do Piauí

Uma jovem identificada apenas como Débora, foi morta a tiros nesta sexta-feira (15/10) no quintal de uma residência localizada no cruzamento das Ruas Tabajara...

Mostra PIAUÍ-RIO promove o Estado do Paiuí para os cariocas

RIO DE JANEIRO – A partir desta quinta-feira (14), o Sebrae no Piauí convida cariocas, fluminenses e visitantes do Rio de Janeiro a conhecerem as...

Superman dos anos 90, Dean Cain critica herói bissexual em nova edição

Dean Cain, que interpretou o super-herói na série de televisão dos anos 1990 “Lois & Clark: As novas aventuras do Superman”, disse à Fox, na...

Trabalhadores nascidos em agosto podem retirar hoje o auxílio emergencial

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em agosto podem sacar,a partir de hoje (14), a sexta parcela do auxílio...

Recent Comments