12/07/2024

Apreensão de aves vendidas ilegalmente em Parnaíba

Denúncia resulta na apreensão de aves vendidas ilegalmente em Parnaíba

Pássaros da espécie Jandaia Sol foram apreendidos nessa terça-feira (02), em Parnaíba, durante ação da 2ª Companhia Independente de Polícia Ambiental. Segundo informações do batalhão, a equipe ficou sabendo da venda ilegal das aves por meio de um print recebido em que constava o número de contato da vendedora e o endereço.

De posse das informações, a guarnição, sem se identificar, entrou em contato e foi até o endereço fornecido. Ao chegar no local, uma casa no bairro São José, os policiais foram recebidos por uma mulher de iniciais M.C., de 55 anos, que ao ser questionada sobre a venda das aves, afirmou que desconhecia que se tratava de um crime. De acordo com o Sargento Eudes, que participou da ação policial, a mulher estava vendendo três exemplares da espécie por R$ 380.

“Recebemos um print através das redes sociais, indicando que uma pessoa estava vendendo três aves, sendo todas jandaias. No print, foi possível ver o ombro da pessoa. Através do número de contato disponibilizado na publicação, entramos em contato, obtivemos o endereço e fomos até o local, nos passando por interessados nas aves. Ao chegar lá, uma senhora, ao notar que éramos da PM, afirmou que não sabia que estava cometendo um crime. Ela disse ainda que encontrou essas aves há um ano na beira do rio Igaraçu e que ficou com pena porque as aves eram pequenas. Essa foi a conversa que ela nos relatou”, explicou o Sargento Eudes.

Durante a ação, os policiais realizaram uma vistoria completa na casa da mulher. Em seguida, um Registro de Ocorrência foi confeccionado, e as aves, que aparentavam estar em bom estado de saúde, foram recolhidas e encaminhadas para a sede do IBAMA. “A mulher disse também que nunca teve problemas com a polícia e prontamente deixou nossa equipe fazer uma vistoria na casa dela. Então, confeccionamos um COP e levamos as aves até a sede do IBAMA aqui em Parnaíba para avaliação e soltura das aves. As aves estavam bem e apresentavam boas condições de saúde”, completou o Sargento.

Jandaia do Sol

A espécie de ave apreendida foi escolhida em 1993 para simbolizar Teresina. Trata-se da Jandaia Sol, um pássaro que apresenta em sua plumagem cores características da nossa capital: laranja, amarela e verde. É também da família dos psitacídeos, estando no mesmo grupo de araras, periquitos e papagaios, aves comumente encontradas na cidade.

Recebas as notícias pelo WhatsApp: https://acesse.one/CanalOParnaibano

Vídeos de todas as notícias em nosso instagram: https://www.instagram.com/oparnaibano/

Proteja seu veículo com a Tatical Rastreio: Clique na imagem abaixo.

Conheça Nosso Parceiro Regis Som – Clique na imagem abaixo.