No dia (25/10), o Governador do Piauí, Rafael Fonteles, realizou uma visita técnica ao Porto de Xiamen, na China. Durante a visita, o governador destacou a relevância do porto, que é um dos sete maiores na China, entre os 13 maiores do mundo, e um dos mais modernos.
Ele ressaltou a eficiência do carregamento de navios de contêineres no porto, onde alguns caminhões são dirigidos à distância, operando de forma autônoma. A capacidade de carregar um navio desse porte em apenas um dia e meio foi destacada como impressionante.
Rafael Fonteles, também mencionou a variedade de cargas movimentadas no porto, incluindo granéis sólidos de minérios e granéis líquidos. Ele enfatizou o uso da tecnologia 5G para operar veículos de forma autônoma, o que contribui para a eficiência e segurança das operações portuárias.
Além disso, o governador ressaltou que a visita ao Porto de Xiamen tem o objetivo de estabelecer uma parceria para operações entre o Porto de Luís Correia e o Porto de Xiamen, permitindo que o primeiro opere com modernidade e eficiência semelhantes.
Desta forma, o governador anunciou que nesta quinta-feira (26/10), haverá à assinatura de um acordo de cooperação entre os dois portos, para promover eficiência no Porto de Luis Correia.
O Porto de Xiamen também está vinculado a uma Zona Econômica Especial, semelhante ao modelo da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) na Paraíba, o que demonstra o interesse do Piauí em aprender com a experiência chinesa.
A visita técnica contou com a presença de uma comitiva de empresários, autoridades e representantes da Área de Livre Comércio de Xiamen (AOI), que exploraram em detalhes as operações e tecnologias do Porto de Xiamen. A iniciativa visa fortalecer as relações comerciais e promover a modernização das operações portuárias no Piauí.
Vídeos de todas as notícias em nosso instagram: https://www.instagram.com/o_parnaibano/