12/07/2024

União Europeia confirma apoio a usina de hidrogênio verde no Piauí; obras devem iniciar no final de 2024

A usina, batizada de Green Energy Park Piauí, aproveitará a estrutura do Porto de Luís Correia para exportar o hidrogênio, na forma de amônia, e abastecer indústrias da Europa pelo Porto de Krk, na Croácia.

A presidente da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, confirmou, na manhã dessa segunda-feira (20), o apoio da União Europeia para a construção da usina de hidrogênio verde em Parnaíba, no litoral do Piauí. Objetivo é gerar energia sustentável com um projeto que é um dos maiores do mundo.

O anúncio foi feito, durante participação de Ursula na Semana Europeia do Hidrogênio, em que o governador do Piauí, Rafael Fonteles, foi um dos palestrantes. Realizado em Bruxelas, o evento é considerado o mais importante do mundo relacionado ao tema.

Rafael Fonteles divulgou o vídeo de Ursula em suas redes sociais. “Isso confirma toda a confiança da Europa no nosso projeto”, disse.

No anúncio, ela destacou a capacidade de geração de energia da usina. “Faz parte de um investimento global de 2 bilhões de euros na cadeia do hidrogênio no Brasil. Este novo parque de energia verde terá uma instalação de produção de 10 gigawatts de hidrogênio limpo e amônia”, disse a executiva.

Vantagens do investimento

A presidente da UE explicou os benefícios gerados tanto para o Piauí quanto para os países investidores.

“O hidrogênio limpo e amônia [produzidos no Piauí] serão então enviados para a ilha de Krk, na Croácia. A partir daí, o hidrogénio viajará para servir compradores industriais no sudeste da Europa e, paralelamente, este projeto criará empregos locais e cadeias de valor no Brasil”, comentou.

A usina no Piauí será instalada pela empresa europeia Green Energy Park (GEP), na Zona de Exportação de Parnaíba (ZPE). A previsão é de iniciar as obras no final de 2024, com o início das operações após dois anos.

A usina, batizada de Green Energy Park Piauí, aproveitará a estrutura do Porto de Luís Correia para exportar o hidrogênio, na forma de amônia, e abastecer indústrias da Europa pelo Porto de Krk, na Croácia, país onde a Green Energy Park está sediada.

Vídeos de todas as notícias em nosso instagram: https://www.instagram.com/oparnaibano/