ter. out 7th, 2025
Carteira de Identidade Nacional no Piauí

Carteira de Identidade Nacional no Piauí agora pode ser emitida sem certidão atualizada. Mudança reduz custos, agiliza o processo e torna obrigatória para servidores estaduais.

Os moradores do Piauí não precisarão mais atualizar a certidão de nascimento ou casamento para solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A medida, anunciada nesta terça-feira (16) pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), tem como objetivo reduzir a burocracia e agilizar o processo de emissão do documento.

Antes da mudança, era exigida a apresentação de uma certidão recente , geralmente emitida nos últimos três meses , contendo os 32 dígitos da matrícula. Agora, qualquer certidão, mesmo que antiga, poderá ser usada desde que esteja legível, autenticada e sem rasuras.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, a atualização só será necessária em casos de má conservação ou quando houver dúvidas sobre a autenticidade. “Um dos maiores problemas para emissão da CIN era a exigência de renovar a certidão em cartório, que custava em média R$ 75.

Carteira de Identidade Nacional no Piauí

A partir de agora, essa despesa deixa de ser obrigatória. O documento valerá independentemente da data de emissão, desde que não haja problemas de leitura ou autenticidade”, explicou.

Obrigatoriedade da Carteira de Identidade Nacional no Piauí para servidores estaduais

Além do fim do prazo de validade das certidões, o governador do estado assinou um decreto tornando obrigatória a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional para todos os servidores estaduais. A regra vale para efetivos, comissionados, terceirizados, ativos, inativos e pensionistas.

O secretário ressaltou que a medida vai ajudar a acelerar a universalização do documento no estado. “A cada servidor que emite a CIN, mais pessoas se inserem nesse processo de modernização. O objetivo é que, até 2026, 100% da população piauiense tenha o novo modelo”, destacou.

Piauí lidera emissão da Carteira de Identidade Nacional no Brasil

O Piauí já se tornou referência em cidadania digital no Brasil. Até agora, 40% da população do estado já possui a CIN, índice que coloca o Piauí na liderança nacional, à frente do Acre, que aparece em segundo lugar com 28%.

De acordo com o superintendente de Cidadania Digital, Marcelo Mascarenhas, explica que essa medida se deve ao empenho em simplificar procedimentos e incentivar a população a aderir ao novo documento. “Essa medida traz mais rapidez, reduz custos e facilita a vida dos cidadãos. A CIN é mais moderna, segura e substitui outros documentos, unificando informações em um só”, afirmou.

VEJA ESSA MATÉRIA TAMBÉMREGRAS PARA ARMAS DE FOGO

Vídeos de todas as notícias em nosso Instagram: INSTAGRAM O PARNAIBANO

Proteja seu veículo com a Tatical Rastreio: Clique na imagem abaixo.

About The Author

By O parnaibano

O parnaibano é um observador atento dos acontecimentos em Parnaíba e região, comprometido em manter a população bem informada e inspirada a contribuir para o crescimento e a prosperidade da nossa planície litorânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *